Dinheiro de fora, até quando?

fevereiro 16, 2016

Ainda há investimento estrangeiro direto suficiente no Brasil para compensar o envio líquido de juros de dividendos ao exterior e segurar a cotação do dólar em R$ 4. Mas não consigo entender por quê.

Quem são os investidores externos que põem dinheiro aqui? Que luz no fim do túnel eles conseguem ver que eu não consigo?

Alguém vai dizer que são os juros reais de até 7% pagos por alguns títulos do Tesouro. Mas basta uma leve sacudida do câmbio para engolir os 7% em menos de uma semana.

Ontem fiquei feliz em ler a avaliação de um gestor de fundo de investimento que também não entende esse otimismo do investidor externo (feliz porque não sou o único que não entende).

Ok, o Brasil está barato. Mas, se a economia depender da habilidade e do realismo da atual equipe econômica, os ativos ficarão ainda mais baratos, perderão ainda mais valor.

A conclusão que dá para tirar desse não entendimento é que, se os investidores externos começarem a pensar como os brasileiros, o dólar pode subir mais (e, com ele, a inflação).

DSCN3127

Investidores externos a caminho da Bovespa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: