O acerto de Dilma e o erro sistemático do mercado

janeiro 19, 2016

Desde 2011, quando assumiu seu primeiro mandato, a presidente Rousseff foi bem sucedida em pelo menos uma coisa: enganar analistas de mercado.

Todos os meses, analistas de bancos e consultorias enviam suas projeções sobre inflação, PIB e outros indicadores para o Banco Central – que as reúne em um relatório chamado Focus.

Para a inflação e o PIB, pelo menos, (não vi os outros) as previsões foram revisadas para pior em todos os anos. Quer dizer: ou o mercado foi sistematicamente otimista em suas previsões inciais (um erro para qualquer analista com algum amor próprio), ou Dilma os enganou com novas surpresas negativas a cada mês.

Olhando para as medidas adotadas pelo governo nos últimos cinco anos – e para seus resultados – dá para ver que a segunda hipótese é a mais provável: os analistas não conseguiram acompanhar o ritmo de piora na gestão federal na hora de fazer suas projeções. Eles esperavam, a cada ano ou a cada mês, uma gestão macroeconômica tão ruim quanto a do ano anterior, mas foram surpreendidos por uma pior ainda.

A média das previsões para 2016, indicada pelo relatório Focus mais recente, é de alta  7% para a inflação e de queda de quase 3% para o PIB. Até o fim do ano, descobriremos se os analistas ajustaram suas expectativas corretamente desta vez ou se o governo Dilma foi, mais uma vez, capaz de surpreende-los para pior.

Quadro

Analista: “Não apostem dinheiro de verdade nas minhas projeções!”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: