“Não lute contra o vento, Zé Colmeia!”

janeiro 11, 2016

Zé Colmeia, o urso de desenho animado, está voando em seu planador-roubador-de-cestas-de-pique-nique para salvar o parque. É a primeira vez que voa e a namorada do guarda Belo grita para ele: “Não lute contra o vento Zé Colmeia!”.

É estranho tirar recomendações de administração de um filme de Zé Colmeia. Mas, hoje, é o melhor que posso fazer.

Para lutar contra o vento é preciso ter um bom projeto e ser grande, tipo ser o governo federal. Para quem é pessoa física ou empresa pequena, vale a recomendação da namorada do guarda.

Quem foi contra o vento na velha União Soviética, ou mesmo nos tempos de inflação alta no Brasil, morreu ou faliu muito rapidamente.

Mas, se isso vale para os pequenos, não vale para o governo. Do governo se espera alguma capacidade de influenciar os ventos (nem que seja só os monetários, fiscais ou, vá lá, as expectativas de quem está em volta).

Quando o governo segue o vento (e o vento é ruim), ele deixa de fazer as coisas difíceis (tipo reformas fiscais e administrativas) e cede a todo tipo de pressão.

Acho que continuaremos vendo isso por muitos meses: um governo fraco que se ajusta via inflação (porque esse é o jeito mais fácil para ele).

Os gastos públicos não serão cortados, serão erodidos pela falta de reajuste dos servidores. Os serviços vão piorar pelo corte de terceirizados e da verba de manutenção. A insegurança vai crescer – tanto a econômica (desemprego, não renovação de contratos, queda de renda) quanto a física (mais roubos e assaltos).

E o governo, diante de tudo isso, seguirá a recomendação da namorada do guarda Belo: irá para onde os ventos o levarem.

DSCN2824

Cacto decorativo – e espinhento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: