Mosquitos que andam de elevador

dezembro 4, 2015

DSCN2806

A mosca azul era a grande ameaça a quem chegava ao poder, décadas atrás. Hoje, os indicados para cargos de diretoria no governo são atacados, instantaneamente, pelo mosquito da microcefalia.

Eles dirão que não têm verba, que não têm equipe, que não têm apoio de Brasília para fazer o que precisam (e depois irão para um hotel de luxo passar o feriado).

Mas, se é para deixar os funcionários em um prédio com cortes de energia – ou empesteado de mofo – é melhor não assumir o cargo. Se é para faze-los trabalhar doentes (com alergia, legionela ou o que vier) é melhor não assumir o cargo. Se é para reclamar quando, à base de anti-histamínico, eles trocarem algum número na planilha, é melhor não assumir o cargo. Se é para fingir que está tudo bem enquanto a máquina administrativa se esfarela, é melhor entregar o DAS e procurar outra fonte de renda.

Se a diretoria não faz isso, é porque já perdeu a capacidade de ver ou pensar com clareza: enxerga (ou pensa) só até a porta da própria sala.

Mas isso tudo é para dizer que a crise atual não está só parando empresas privadas: está acabando com os serviços públicos também (e quem poderia reclamar com mais chance de ser atendido – a diretoria –  finge que não vê).

 

PS. Lembro de uma entrevista que vi, há anos, com o então prefeito do Rio Cesar Maia. Os surtos de dengue estavam voltando e Maia dizia ao entrevistador que se protegia usando meias e calça comprida, “porque o mosquito da dengue não voa muito alto”.

Do prefeito se esperam políticas públicas e orientações para ação coletiva, não sua receita pessoal para lidar com a falta dessas coisas.

De Maia para cá, a dificuldade dos gestores para falar como representantes de uma instituição – em vez de como pessoas físicas – só aumentou.

Para eles, então, recomendo: cuidado! Aqui os mosquitos andam de elevador – e espalham democraticamente suas doenças até o vigésimo andar.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: