Má vontade garantida

outubro 9, 2015

Não é só por vaidade que ditadores – de Stalin a Sadam Hussein – espalham estátuas de si mesmos pelas cidades. Não é só para inflar o próprio ego que publicam biografias autorizadas.

Getúlio Vargas tinha todo um Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar críticas e vender a imagem de “pai dos pobres”.

O problema é que até ditadores (sem limites para o uso da força e sem pudor para usa-la) têm dificuldade para implantar políticas e conseguir o que querem.

Contar com a boa vontade alheia – como sabe qualquer pessoa que trabalhe produzindo qualquer coisa – ajuda muito.

Por isso, tanta propaganda. Por isso, dá para dizer que Fernando Collor caiu no primeiro dia de seu governo – quando confiscou as cadernetas de poupança e conquistou a antipatia e a má vontade de toda a população.

O processo, no caso de Collor, levou mais de dois anos para efetivamente tira-lo do palácio. Mas o que o fez cair foi a antipatia geral, de políticos, empresários, seriados da Globo e, até, da população.

A atual presidente é conhecida pela dificuldade que tem em não gritar, xingar e humilhar quem quer que apareça na sua frente. Acumula também uma crise econômica sem fim à vista e um histórico de promessas descaradamente descumpridas.

Mesmo com todos os recursos do executivo federal, mesmo com toda a falta de pudor para distribuir cargos e trocar verbas por votos no Congresso, ela perdeu apoio. A boa vontade de políticos, empresários e, até, da  população com Dilma acabou.

E, sem boa vontade, é difícil fazer qualquer coisa que dependa de outras pessoas.

O governo Dilma acabou.

Mesmo se ela não cair, não conseguirá fazer nada além de tapar buracos no casco do barco (e, mesmo isso, a um custo enorme).

Para ficar desse jeito, é melhor que caia.

Pisar na cabeça não é boa politica.

Pisar na cabeça não é boa politica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: