A ideologia dos petistas (mas não do PT)

maio 14, 2015

Quando a ditadura militar já estava em crise, o cronista Luis Fernando Veríssimo encontrou a personagem símbolo da sua decadência: a velhinha de Taubaté.

A velhinha ingênua era a última pessoa do país que ainda acreditava nas declarações de ministros e representantes do governo.

O mundo dá voltas e, 30 anos depois, o próprio Veríssimo é candidato ao papel de velhinha de Taubaté: parece ser um dos últimos a levar a sério – e até a torcer – por um governo decadente e desacreditado.

Mas ele não é o último. Ainda há 12% de satisfeitos com o governo (ou com a presidente) segundo a última pesquisa de opinião que li nos jornais.

Os 12% não são loucos. Conheço alguns. São seguidores fiéis do partido.

É para eles que o governo prepara suas histórias mais mirabolantes. O discurso de que não queria que o povo sofresse com a crise externa e adiou o ajuste por isso, o discurso de que não errou ao baixar o preço da energia e estimular seu consumo, o discurso de que não errou ao forçar a Petrobras a vender combustível abaixo do custo… tudo isso é só para as velhinhas de Taubaté (que ainda são 12% do eleitorado).

Mas, assim como os militares se desgastaram em 21 anos no poder (com Delfim Netto tentando maquiar preços e Reis Veloso tentando ignorar a crise do petróleo), o governo do PT também colhe o preço de seu populismo e de sua irresponsabilidade com a economia.

Os PTistas convictos adotam o “creio porque é absurdo” – que talvez ficasse bem em um teórico católico como Tertuliano, mas cai mal para militantes de esquerda.

Alguma hora, as velhinhas vão parar de repetir que a culpa é da imprensa e vão votar em outro partido (ou vão ser tão poucas que não elegerão nem vereadores no cinturão do Bolsa Família).

"Tenho saudades de Lula. Na época dele era muito melhor."

“Tenho saudades de Lula. Na época dele era muito melhor.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: