Um longo fim de festa

abril 9, 2015

Depois de 12 anos no poder, o PT hesitou e perdeu a chance de sair preservando minimamente sua imagem. “Fizeram o diabo”, como disse a presidente, e se mantiveram nos palácios.

O “se mantiveram” é relativo. Muitas pessoas – assustadas com o vale tudo – foram embora. E muitas outras – contentes com o vale tudo – disputam o que sobrou.

Mas não sobrou tanto. A vitória eleitoral foi um pouco vitória de Pirro. A economia está estagnada e o governo não tem caixa para atender ao mesmo tempo à população e aos seus financiadores de campanha (vai arcar com o ônus de não atender à população).

Por isso, a popularidade de Dilma cai e as perspectivas sobre o futuro da população pioram.

No lugar de técnicos dispostos a produzir, o governo nomeia ministros políticos ansiosos por dividir o butim eleitoral. Nenhuma boa política pode sair disso. Hoje mesmo nomearam o novo ministro PMDBista do Turismo, Henrique Alves.

O que veremos nos próximos meses será uma espécie de fim de festa, com o PMDB catando os últimos doces da bandeja e a maquina administrativa funcionando como um garçom bêbado que está há 12 anos servindo doces sem dormir.

Não à toa, as expectativas para os próximos meses – medidas por pesquisas da FGV com empresários e consumidores – estão paradas em um nível baixo.

Arrumar as finanças do governo enquanto se loteia o resto da máquina administrativa é uma forma curiosa de esticar a festa. Mas a maior parte das pessoas sabe que a festa não é para elas.

Coisas para ler enquanto a festa não acaba.

Coisas para ler enquanto a festa não acaba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: