Um governo previsível?

fevereiro 19, 2015

Quando o que você acha que vai acontecer começa a ficar muito parecido com o que você quer que aconteça é porque sua previsão está errada – é só desejo disfarçado. Ou seja: o governo Dilma não vai pôr a economia em ordem. Não é esse o objetivo deles – por mais que você goste de acreditar que sim.

O ajuste fiscal de Joaquim Levi será mantido enquanto servir ao objetivo de Dilma e seus amigos: se manter no poder. E ele só será implementado no mínimo necessário: é uma obra para evitar que a casa caia, não para deixa-la funcional.

Reformas estruturais, então, têm pouca chance de avançar. O que ouviremos nos próximos meses são coisas como a presidente pedindo que seus comandados defendam – não a política econômica – mas o ministro da Justiça, que se encontrou (sem registrar na agenda oficial) com os advogados das construtoras investigadas no escândalo da Petrobrás.

O que ouviremos são coisas como o convite da presidente para que Luciano Coutinho continue à frente do BNDES (mesmo depois dos empréstimo bilionários e da compra de ações das empresas de Eike Batista, mesmo com – talvez por causa – dos empréstimos para a Friboi, a maior financiadora de campanha de Dilma, mesmo com os bilhões de subsídio sem efeito sobre a o ritmo da economia que o banco queimou de 2010 para cá).

Enfim, se em algum momento parecer que as coisas estão melhorando, olhe direito: deve ser só wishful thinking.

Miragem: se parecer muito bom, é porque não está lá.

Miragem: se parecer muito bom, é porque não está lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: