O mal contra o mal

outubro 21, 2014

É estranho, mas foi Platão – o primeiro filósofo avesso à democracia – o responsável pela primeira crítica contundente aos marqueteiros.

Não, não havia marqueteiros na época de Platão, mas havia sofistas – os avós dos marqueteiros.

Para os sofistas, não fazia muita diferença como o mundo era: tudo era discurso e, organizando bem o discurso, era possível ‘provar’ qualquer coisa.

Platão, em um bom livro chamado Górgias, desmonta a tese dos sofistas. Resumindo muito, com seu método curioso de fazer o interlocutor (Górgias) cair em contradição, ele vai ‘provando’ que há teorias que descrevem o mundo melhor do que outras – e que usar a teoria errada pode levar a resultados ruins.

Mas o curioso é que Platão consegue isso não com métodos científicos ou experiências práticas: ele consegue com retórica. Ele é um sofista melhor que o mestre dos sofistas. Por sorte, dessa vez, está defendendo a teoria certa.

Pensei nisso hoje quando passei pelo Largo da Carioca e não tive como desviar do barulho das caixas de som com música de campanha nem dos sujeitos com grandes bandeira do PT quase em frente ao Edifício Avenida Central.

A maior parte da população está insatisfeita com a direção que o país tomou. Os protestos do ano passado deixaram isso claro.

A pergunta é: os marqueteiros do governo conseguirão convencer os eleitores de que o mundo não é como eles vêem nas ruas (é como o filme que vêem na TV)? A propaganda vai falar mais alto que a impressão direta que as pessoas têm do que está em volta?

Bom, há muitos casos ao longo da História…

Espero que os marqueteiros da oposição trabalhem direito.

Socrates, o democrata. Muito melhor que Platão.

Socrates, o democrata. Muito melhor que Platão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: