A pancadaria é para evitar o plebiscito

outubro 17, 2014

Esta eleição para presidente – como a de quatro anos atrás – é uma espécie de plebiscito: boa parte dos eleitores decide entre votar contra ou a favor do governo. Para eles, não importa tanto quem é o candidato da oposição: vão votar contra ou a favor de manter a política atual.

O problema – sempre há um problema – é que dessa vez a economia está bem pior do que em 2010 ou em 2006. O resultado disso é que, no primeiro turno, a maior parte dos eleitores votou em candidatos de oposição, votou contra o governo.

Para evitar que a oposição vença, restou a João Santana – o marqueteiro do governo – tentar tirar o tom de plebiscito das eleições. E ele vai fazer isso tentando mostrar que o candidato da oposição é ainda pior do que Dilma Rousseff.

Quer dizer: o mundo perfeito da propaganda de Dilma (o país bem fotografado e iluminado em que tudo funciona) não está sendo suficiente para convencer o eleitor: não define o plebiscito a favor do governo. João Santana já se convenceu disso.

Aécio e seus assessores vão tentar manter o tom de plebiscito: vão lembrar a inflação – maior que o reajuste de salário de funcionários públicos, por exemplo – vão lembrar seu peso no bolso dos mais pobres. Esse é o caminho mais promissor para Aécio: apostar na insatisfação com o governo, ser o anti-Dilma.

Mas, como o primeiro turno da eleição deixou claro, campanha negativa funciona. Funcionou contra Marina e pode funcionar contra Aécio. Para não apanhar, ele vai bater também. Mas, com isso, fica em uma posição bem menos confortável, pois o melhor para ele é o plebiscito Mudar x Manter.

A semana que vem será longa – e a propaganda política, violenta.

Mesmo assustado com o debate do SBT, eleitor promete não votar nulo.

Mesmo assustado com o debate do SBT, eleitor promete não votar nulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: