Recessão amantegada

agosto 30, 2014

Os jornais se apressaram hoje em dizer que o país está em recessão técnica. 

Recessão técnica, segundo os jornais, é quando o país tem dois trimestres seguidos de queda no PIB.

O curioso é que a definição – usada por jornais do mundo inteiro  – só é usada em jornais: não está nos livros de economia.

Para os economistas, não faz sentido chamar de recessão dois semestres seguidos com taxas de -0.1% e não chamar outros dois, com taxas de 0 e -5%, por exemplo.

O “técnica”, ao lado do “recessão”, devia ser trocado por jornalística, simplista ou outro adjetivo qualquer.

Isso, no entanto, não muda o fato de que os números da economia no segundo trimestre foram bastante ruins: recessão ou não, a economia encolheu.

Mas, mais que que o destaque para um conceito de recessão que não está nos livros, o mais estranho na cobertura da imprensa sobre o PIB talvez tenham sido as declarações do ministro da Fazenda sobre os resultados. 

O ministro não têm a obrigação de dar declarações sempre que o IBGE divulga o PIB. Mas Guido Mantega faz isso – seja para se vangloriar, quando o PIB cresce, seja para dizer que não tem nada com isso (a culpa é da seca, da crise externa etc.) quando o PIB cai.

Desta vez, talvez com o estímulo extra da campanha eleitoral, o ministro deu declarações simplesmente erradas, como a de que os EUA também estão crescendo pouco, ou a de que já há sinais de recuperação para a economia no terceiro trimestre.

Os EUA cresceram mais de 1% no segundo trimestre e os poucos indicadores de julho sobre a economia brasileira já publicados não foram exatamente comemorados pelo governo (ou por quem quer que seja).

De qualquer jeito, o terceiro trimestre ainda está longe de acabar (e o futuro é muito pouco previsível, como o ministro sabe, ou deveria saber). 

Campanha ao pé do ouvido - Camille Claudel.

Campanha ao pé do ouvido – Camille Claudel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: