O futuro sou eu

agosto 19, 2014

A presidente Dilma Roussef cumpriu pelo menos uma de suas promessas: a de ser, na prática, o ministro da Fazenda. 

Diante do silêncio de Guido Mantega nas últimas semanas, Dilma chamou para si o papel de guia da economia e repetiu as mesmas previsões otimistas que fizeram a desgraça de seu ministro.

Hoje, em entrevista ao Jornal Nacional, ela garantiu: a inflação foi praticamente zero em julho e (esqueçam o passado) os indicadores antecedentes da economia apontam melhora no segundo semestre. 

A segunda parte, a dos indicadores antecedentes, nos leva à pergunta: quais? Os da Fundação Getúlio Vargas, os mais divulgados no mercado, estão em seu nível mais baixo desde a crise de 2008/2009.

Sobre a inflação, Dilma não mentiu: ela foi de praticamente zero em julho. Mas faltou dizer que a inflação sempre é de praticamente zero em julho e que isso acontece por uma questão de sazonalidade. Julho é – todo ano – o mês em que os preços não sobem. 

Para ter ideia de como anda a inflação é preciso ver dados dessazonalizados ou olhar para a inflação acumulada nos últimos 12 meses (que está em 6,5%, como lembraram os entrevistadores).

O que mais me assusta não é pensar que Dilma repete Mantega e acha que pode enrolar o público com a promessa de um futuro cor-de-rosa. O que me preocupa é que há uma chance, pequena, mas há, de que ela acredite no que diz, de que compre a própria propaganda.

Nesse caso, ela se aproxima de Luis XIV, com sua célebre: “O estado sou eu”. No caso de Dilma, a versão tupiniquim da frase é algo como: “O futuro sou eu” ou “A projeção errada do Mantega sobre o futuro sou eu”, ou “Minha previsão como mandatária desse caos sou eu”. 

De um jeito ou de outro, é uma previsão ruim.

Maria Antonieta: "O futuro é comer brioche!"

Maria Antonieta: “O futuro é comer brioche!”

Deixe um comentário

