A liberdade, segundo os liberais

Meu velho professor de História dizia – assumindo a supersimplificação – que os comunistas prezavam mais a igualdade que a liberdade e a eficiência. Os liberais: punham a liberdade em primeiro e os fascistas, a eficiência, bem à frente de liberdade e igualdade.  

Aécio Neves e Eduardo Campos, candidatos da oposição ao governo, são hoje assessorados por economistas liberais. Bons economistas, bons liberais, algum dia já leram a definição de liberdade do ultra-liberal Friedrich Hayek.

Segundo Hayek, há liberdade quando existe um conjunto de regras, definido de forma relativamente consensual, e as pessoas podem fazer o que acharem melhor desde que não desrespeitem essas regras. Importante: as regras valem para todos e não podem ficar condicionadas à vontade de uma pessoa (o governante não pode passar por cima da lei).

Quando o governo começa a atropelar leis (especialmente as sobre garantias constitucionais e direitos civis) os liberais devem ser os primeiros a gritar (e a oposição liberal, a primeira entre os primeiros).

Mas isso não está acontecendo. O silêncio de Aécio e Campos é ensurdecedor. 

Seus assessores econômicos também seguem quietos. 

Se continuarem assim, correm o risco de provar que não são liberais, são meros conservadores.

Se não acreditam que o debate aberto pode mudar o modo como pensam eleitores conservadores (e têm medo de perder seus votos), então são candidatos (e assessores) sem esperança de mudar o que quer que seja. Não deviam se apresentar como oposição.

Anúncios

Uma resposta em “A liberdade, segundo os liberais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s