A ditadura – e seus aliados

julho 18, 2014

Não sei de quem é a tese, mas li outro dia que um dos efeitos da segmentação da imprensa nos Estados Unidos foi radicalizar as opiniões. Resumindo: os republicanos só assistem  a Fox News (que reforça e endurece seus preconceitos) e os democratas leem o New York Times, que tenta trazer algum bom senso para o debate. Em pouco tempo, eles praticamente passaram a falar línguas diferentes.

Até hoje cedo eu achava que isso era uma problema americano, que não havia Fox News aqui ou, mais do que isso, não havia conservadores raivosos aqui (a tese do país morno onde tudo se acomoda).

Mas, por sorte ou azar, topei com dois colegas de trabalho que estão felizes com a prisão ilegal de manifestantes (“Tem que prender mesmo!”), que não se incomodam com a ausência de provas ou com o desrespeito aos processos legais (“Esse pessoal que quebra tudo tem que aprender!”)

Tentei argumentar com um deles dizendo que não havia nenhuma prova de que algum dos presos tenha quebrado alguma coisa – diferentemente de policiais que foram filmados espancando pessoas.

– Não importa – ele respondeu – esse pessoal fica fechando rua, você não sabe o incômodo que é. Tem que ter mais polícia e prender todos eles.

Ok. Agora já sei para quem O Globo escreve. O Brasil tem sua Fox News impressa e tem conservadores raivosos.

O curioso foi ver um outro colega conservador – tijucano – bastante mais moderado depois que a polícia espancou gente na porta da sua casa.

Ainda assim, dá medo ver pessoas aparentemente normais adotando um discurso contra direitos civis e garantias constitucionais.

PS. Outro dia me dei conta de que o Governo Federal tem uma Secretaria de Direitos Humanos.

A presidente da República, ex-presa política, podia perguntar à sua secretária de Direitos Humanos como andam os presos políticos de seu governo.

Dilma – nessa história de repressão à policial à oposição – é quem mais se desgasta, muito mais do que os conservadores raivosos que a estão apoiando.

 

Anúncios

Uma resposta to “A ditadura – e seus aliados”

  1. Clipping: Para Anistia Internacional, prisões são parte de uma “estratégia de intimidação, claramente oposta ao estado de direito democrático e à garantia da livre manifestação.”

    http://brasil.estadao.com.br/noticias/rio-de-janeiro,policia-do-rio-vai-indiciar-26-por-manifestacoes-de-rua,1530325

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: