Ônibus com argentinos gritando (felizes) na janela, soldados do Exército em pé a cada 30 metros na Praia do Flamengo e helicópteros da polícia fazendo barulho sobre a cidade. Não, não é um dia comum no Rio de Janeiro.
Ontem, na TV, a candidata à reeleição Dilma Rousserf declarou, em entrevista à Globonews, que se orgulha do sistema de segurança adotado para a Copa do Mundo.
O Exército está nas ruas e, também ontem, 19 pessoas que participaram de manifestações antes da Copa foram presas preventivamente pelo governo. Hoje, um pequeno protesto na Tijuca já reúne mais policiais (para, eventualmente, dispersa-lo/reprimi-lo) do que manifestantes.
Daqui a pouco, às 16h, a TV vai mostrar uma grande festa no Maracanã. O que fica para o Rio de Janeiro são presos políticos, Exército na rua e candidatos à reeleição capazes de ir para a TV e dizer que se orgulham de seu “sistema de segurança”.
Não me interessa se o jogo de bola vai ser ganho por argentinos ou alemães. A tendência lenta em direção à abertura política, que o Brasil seguia desde os anos 80, foi revertida.

Polícia cerca e reprime manifestação na Tijuca. Vários manifestantes presos (até agora sem número oficial) e vários espancados, atendidos em hospitais.
PS. Links para fotos e textos sobre o que aconteceu à tarde na Tijuca:
http://oglobo.globo.com/rio/pms-manifestantes-entram-em-confronto-na-tijuca-13243876
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2014/07/13/estado-de-sitio-na-praca-saens-pena-542528.asp
mais sobre a repressão aos protestos:
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-07-13/manifestantes-dispersam-e-policia-segue-cercando-a-praca-saens-pea.html
Fotos do protesto:
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/grupo-faz-protesto-na-tijuca-contra-a-copa/53c2ea9f3b0b7c8860001186.html#foto=17
D’O Globo:
— De acordo com o Sindicato dos Jornalistas e Profissionais de Comunicação do Rio, pelo menos três jornalistas foram feridos durante o protesto contra a Copa do Mundo na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, na tarde deste domingo. Samuel Costa, diretor do sindicato e fotógrafo freelancer, foi ferido nas costas por estilhaço de bomba de gás lacrimogêneo. Mauro Pimentel, fotógrafo do Terra, teve o equipamento quebrado e foi agredido por PMs. Jason O’hara, documentarista canadense, foi agredido. Ele foi encaminhado para o Hospital Souza Aguiar. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, ele já foi atendido por causa de uma lesão na perna direita e passa bem. Dois ativistas do Mídia Ninja também foram feridos, segundo o sindicato. Felipe Peçanha e Ronaldo Guerreiro teriam tido os equipamentos quebrados e foram agredidos por PMs. A presidente do sindicato, Paula Máiran, estima que o número de feridos, entre jornalistas e comunicadores, chegue a dez. Ainda não há informações oficiais sobre quantas pessoas, no total, ficaram feridas no confronto, nem de quantas foram presas. Segundo advogados do grupo Habeas Corpus, oito pessoas foram detidas e levadas para a 21ª DP (Bonsucesso) e pelo menos uma, para a 19ª DP (Tijuca).
http://oglobo.globo.com/rio/pelo-menos-cinco-pessoas-ficaram-feridas-em-protesto-na-tijuca-entre-jornalistas-comunicadores-13241035
http://oglobo.globo.com/rio/pms-manifestantes-entram-em-confronto-na-tijuca-13243876
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2014/07/13/estado-de-sitio-na-praca-saens-pena-542528.asp
Toronto documentary filmmaker injured during World Cup clashes
http://www.thestar.com/news/gta/2014/07/14/toronto_documentary_filmmaker_injured_during_world_cup_clashes.html