Marqueteiros não entendem de economia

maio 1, 2014

Pronunciamento da presidente da República no Dia do Trabalho do Ano da Eleição, em versão sincera:

“Investidores e investidoras, empresários e empresárias: é hora de sair, é hora de ir embora. Venho aqui hoje dizer que eu, meu partido e minha máquina administrativa faremos tudo o que for preciso, faremos o diabo para ganhar a próxima eleição. Por isso, hoje, assinei um aumento de 10% para o Bolsa Família.

“Vim fazer também declarações genéricas sobre manter a economia estável, mas vou jogar no lixo o orçamento do governo, vou estimular a demanda e deixar a inflação subir. No longo prazo, isso será muito destrutivo. Mas, nos próximos meses, isso pode causar uma pequena sensação de bem estar (logo engolida pela inflação). Quer dizer: por um punhado de votos, vou jogar no ralo qualquer coisa que se assemelhe a uma política econômica consistente.

“Vou criar cortinas de fumaça para desviar o noticiário: falarei muito em reforma política e xingarei a oposição sempre que ela tentar mostrar como destruo instituições para me manter no poder.

“Repetirei declarações toscas do ministro da Fazenda – como a de que a inflação é pontual (são uns legumes que subiram de preço por causa de seca) – quando qualquer um que veja os dados produto a produto pode ver que ela é generalizada, que quase tudo está subindo de preço.

“Vou continuar sucateando a Petrobrás, forçando-a a vender combustível mais barato do que compra e, ao mesmo tempo, farei pose de defensora das estatais.

“Investidores e investidoras: vendam suas ações, vendam seus títulos. Com a crise que vou provocar, eles vão cair de preço já na próxima sexta-feira.

“Empresários e empresárias, fechem suas empresas: estamos em tempos difíceis e o orçamento do governo mal vai cobrir as obras que já contratamos com a Odebrecht e as isenções que meu ministro quer dar de novo para montadoras de carros.

“É hora de ir embora. Comprem dólares porque, por mais dezenas de bilhões em contratos de câmbio que o Banco Central venda todo mês, alguma hora eles não vão aguentar e o câmbio vai flutuar de novo. Comprem dólares enquanto seus reais ainda valem alguma coisa.

“Bom, era isso. Bom Dia do Trabalho, votem em mim, não me processem por fazer propaganda eleitoral antecipada (ou por usar a máquina administrativa). E comemorem as merrequinhas que eu – com minha poderosa caneta – autorizei hoje para vocês.

“Lembrem-se: EU dei 10% de aumento e vocês me devem a reeleição.

“Viva o Brasil. Viva e reeleição.”

Economia brasileira.

Economia brasileira.

 

Deixe um comentário

