Jornalismo profissional

fevereiro 23, 2014

Quando se soube da morte do cinegrafista Santiago Andrade, uma luz se acendeu em algumas redações do país. Era a oportunidade de transformar um ato imbecil numa borracha capaz de apagar tudo o que se tinha feito de mau jornalismo na cobertura da onda de protestos populares iniciada em junho de 2013. Não eram, afinal, os chefes que impunham editorializações fantásticas; eram as bestas-feras radicais, agora devidamente individualizadas, que exigiam uma resposta à altura em nome da democracia.

Daí aos editoriais com linhas argumentativas tortuosas e até um chapéu, no Globo, que classificava o lançamento do rojão como “atentado à liberdade de imprensa” foi só um duplo twist carpado lógico. Com a análise do discurso hoje reduzida ao dualismo dos blogs petralhas e da imprensa golpista, Bonner pôde aparecer consternado na TV para denunciar “algo mais que a pura irracionalidade” e garantir aos milhões de Homers da audiência que “o jornalismo profissional vai estar lá sem tomar posição a favor de lado nenhum“.

Então, com o jornalismo profissional devidamente intimado a proteger a sociedade, resolveram fazer outro protesto neste sábado, em São Paulo. E o habitual roteiro de confronto e quebra quebra acabou com… cinco jornalistas presos e três agredidos.

Pela polícia.

No início da noite, nas páginas principais dos três maiores jornais do país, não havia menção a jornalistas feridos ou detidos. Nas edições impressas deste domingo, só o Estadão considerou a manifestação, atuação da polícia inclusa, relevante o suficiente para alçá-lo à manchete. A Folha e o Globo – aquele que, em editorial publicado há dez dias, expunha os “inimigos da democracia” – deram chamadas de capa, para dizer o mínimo, discretas.

Tudo, assim, muito profissional.

jornais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: