Pequenos protestos 2

A mascara de Guy Fawkes não está mais na vitrine da Saraiva, no Edifício Avenida Central. Alguém deve ter comprado a revistinha cara (R$ 79,21) que vinha com o V de Vingança anexo.

Mas o responsável pela vitrine não bobeou. Agora, quem passa por lá pode ver uma boa edição de Walden e Desobediência Civil, os dois clássicos de Henry David Thoreau em um volume só, na vitrine.

E, melhor, se a mascara com revistinha era cara, o clássico anarquista americano – no original em inglês – sai por R$ 24,90: até um professor de inglês de escola estadual pode comprar.

O pequeno protesto é duas vezes bom: além de lembrar que simplesmente não fazer o que o Estado manda é uma das formas mais eficientes de revolta, a vitrine ainda nos lembra que livro brasileiro é caro e que comprar o importado ajuda a enfraquecer o oligopólio das editoras tupiniquins.

Mas, sim, é só para quem fala inglês.

Se o perfil dos manifestantes for mesmo o de estudantes de faculdade – como o prefeito do Rio aposta – a Saraiva pode ter mirado bem dessa vez.

PS.: Para quem não está no Rio: ao anunciar o aumento das passagens de ônibus para o próximo dia 8, o prefeito estendeu a gratuidade dos aposentados para os estudantes de faculdade – achando que assim ia estancar as revoltas e protestos contra o aumento. Ideia tosca: os universitários lêem Thoreau. Eu mesmo só não vou lá comprar uma cópia porque já tenho uma.

Thoreau, com leitores  desde 1854.

Thoreau, com leitores desde 1854.

Deixe um comentário