A propaganda, nos tempos da bolha imobiliária

janeiro 7, 2014

– Quem tem casa vive melhor – explica uma voz em off  a um menino, na propaganda do Banco do Brasil.

– Ah, entendi – diz o menino.

Mas ele poderia dizer alguma coisa como:

– Então porque quase todo mundo no mercado financeiro mora em apartamento alugado? Por que na Suíça mais da metade das pessoas mora em imóveis alugados? Na Alemanha, na Suécia e em Luxemburgo mais de um quarto da população vive em alugados.

O locutor o ignoraria e continuaria com o texto piegas, tipo minha casa minha vida:

– Porque para o Banco do Brasil não tem que ser bom só para a gente, tem que ser bom para você também.

O menininho, revoltado, gritaria:

– Você está dizendo que é bom para mim pegar um empréstimo monstruoso para comprar imóvel no auge de uma bolha de preços? E ainda em uma época de alta de juros?  Isso é uma campanha de deseducação financeira? Você está fazendo propaganda de banco, de programas do governo ou de produtos de construtora? Não tem nenhum órgão público que te multe por mentir em campanha publicitária?

– Um ano novo bom para todos! – responderia a voz em off.

BB, te ajudando a pagar centenas de milhares de reais por uma casinha (que você não devia comprar agora).

BB, te ajudando a pagar centenas de milhares de reais por uma casinha (que você não devia comprar agora).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: