O presente da PM para Sergio Cabral

agosto 4, 2013

O comandante da polícia militar do Rio de Janeiro ofereceu sua cabeça ao governador para tentar ajuda-lo a recuperar sua popularidade (12% de aprovação, segundo a última pesquisa).

Semana passada, o coronel Erir da Costa Filho publicou elogios a atuação da PM na repressão violenta aos protestos contra o governador nos últimos meses (com dezenas  de crimes, cometidos por policiais, registrados em vídeo). Segundo o coronel, os policiais agiram com “alto grau de profissionalismo”.

Erir, assim, estica o pescoço e pede a Cabral para cortar.

Se Cabral desperdiçar a chance de empurrar a responsabilidade para o subalterno, assumirá, ele mesmo, o papel de mandante dos tiros pelas costas, dos choques elétricos, da perseguição a inocentes e de toda a violência na repressão aos protestos.

Se recusar a oferta do coronel, Cabral assumirá que a ordem para reprimir é dele (o que provavelmente é verdade).

Mas, como político tradicional (e oportunista), Cabral deveria aceitar a cabeça do comandante. O público ficaria feliz: qualquer um que diga que os crimes da polícia são agir com profissionalismo tem que ser afastado até de pistolas de chumbinho (que dizer do comando da PM). Seria um defensor do crime a menos no topo da hierarquia da polícia (se defende policial criminoso, é bem mais do que corporativista).

Mas Cabral pode ter um momento Dilma e dizer: “não demito assessor a pedido de revista inglesa nem a pedido do próprio”.

Se não investigam (e punem) os PMs que acusaram um inocente de jogar cocktail molotov, se não afastam todos (sim, todos) os PMs da UPP da Rocinha para “averigua-los”, se não prendem os responsáveis pelo desaparecimento de um pedreiro dentro da UPP da favela e se – sem fazer tudo isso – o comandante da PM ainda vem tripudiar sobre a população dizendo que os criminosos que comanda são muito profissionais, então fica difícil negar: estamos em uma ditadura escancarada.

Elite da tropa?

Elite da tropa?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: