Bem vindo à ditadura

julho 24, 2013

Espero que o saldo deter mais de um milhão de turistas convivendo com cariocas por uma semana seja que eles possam levar para casa o recado de que o Brasil é uma ditadura policial.

Um lugar onde pessoas são presas sem acusação, um manifestante caído é eletrocutado ao lado do estádio de Fluminense, policiais em pickups perseguem manifestantes em fuga atirando (é contra a Convenção de Genebra) e isso não só não sai na TV como nenhum policial é punido é – sem a menor dúvida – um Estado policial.

O direito à manifestação está na Constituição. Mas ficou no papel. A repressão policial com o nível de covardia e ilegalidade que foi adotado na última segunda-feira só tem precedente em ditaduras escancaradas.

Como a imprensa brasileira não noticiou (no Jornal Nacional, disseram apenas que uma manifestação complicou o trânsito e atrasou o  carro do bispo), sabemos que não dá para contar com ela (é uma ditadura).

A melhor cobertura do protesto em Laranjeiras está no New York Times, neste link.

O Times reuniu vídeos que indicam que o cocktail molotov – justificativa usada pela polícia para atirar bombas e balas de borracha sobre os manifestantes – pode ter sido  lançado por policiais infiltrados na manifestação. O jornal mostra – com imagens difíceis de rebater – como foi a repressão policial segunda-feira.

Policial eletrocuta manifestante caído - Rua Pinheiro Machado, Rio de Janeiro, 22/07/2013

Policial eletrocuta manifestante caído – Rua Pinheiro Machado, Rio de Janeiro, 22/07/2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: