O controle político da imprensa

junho 22, 2013

Há anos o PT tenta emplacar uma lei que passe o controle editorial das emissoras de TV e jornais para uma junta de “representantes da sociedade”. Mas isso não emplaca no Brasil.  O governo então tomou um atalho. Em vez de tomar o controle com projetos de lei, o comprou.

As manchetes panos quentes do tipo “Dilma abre diálogo com a sociedade” dos jornais de hoje são um verdadeiro deboche. O secretário de segurança do Rio de Janeiro no Jornal Nacional dizendo que pode chamar o Exército para conter os protestos – sem nenhum contraponto de alguém que lembre que as manifestações são pacíficas e são contra o chefe dele (Sergio Cabral) – é uma ofensa.

Quanto custou o apoio? Foi pago com direitos de transmissão olímpicos ou com dinheiro mesmo?

Mas isso não é novidade. As Organizações Globo sempre apoiaram o governo (qualquer governo), sempre tiveram a imagem de empresa rica e vendida a quem pagasse mais.

“Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”, dizia o velho Millor.

Pois então estamos sem imprensa. O Dia, Folha de SP, Extra e outros vieram todos com manchetes panos quentes pró-governo.  O Jornal Nacional, da Globo, eu não assisto mais.

Antes, tínhamos mais jornais. O velho JB faz falta. Agora temos a internet, que vamos ver se consegue se contrapor à audiência da TV aberta…

O efeito dessa política é nos empurrar para um dos dois extremos. Ou a campanha publicitária em massa vai funcionar – e todos voltarão para suas casas esperando pelas promessas de Dilma, ou as pessoas vão se irritar mais ainda com a cobertura da imprensa – que mostra um mundo diferente do que vêem nas ruas todos os dias.

Minha aposta é na segunda alternativa.

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2013.

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: