Yeats: patrono da debandada em BSB

maio 14, 2013

Ministros sorriem para as câmaras e dão declarações para a imprensa: são políticos querendo se promover. No dia-a-dia dos ministérios, quem manda são os secretários executivos. Por isso é um pouco assustador que, de uma hora para outra, quatro deles peçam para sair. E não são secretários de segunda linha: pediram para sair os secretários da Casa Civil, da Fazenda, da Indústria e Comércio e das Comunicações.

Dois disseram que querem fazer doutorado. Um – que já tem doutorado – volta para a UFRJ e outro, Dilma disse que vai alocar em algum outro canto do governo (mas no Ministério da Industria e Comércio, responsável, entre outros órgãos, pelo BNDES, ele não quer mais ficar).

Quando li a notícia lembrei de W.B. Yeats, poeta nacional da Irlanda. Em um verso sobre o fim do mundo, Yeats lançou uma de suas frases mais famosas: The best lack all conviction, while the worst / Are full of passionate intensity.

Numa tradução groseira: Os melhores não tem nenhuma convicção enquanto os piores são cheios de intensidade passional.

Ok, é um pouco dramático mas, depois que a presidente declarou que “pela reeleição a gente faz o diabo”, muita coisa estranha começou a acontecer no governo. E quem está perto – mas discorda -, no máximo, pede as contas.

O ideal, inclusive, é pedir o boné com descrição. Afinal, ninguém quer brigar com um governo que está pronto para “fazer o diabo”.

O contraste de Yeats está aí. Os defensores da reeleição-a-qualquer-preço pedem cadeia de rádio de TV para dizer – com toda a convicção – as maiores abobrinhas. Os executivos mais responsáveis – que vêem que a coisa não está bem – discretamente pedem o boné.

Não parece um cenário promissor.

Detalhe da Porta do Inferno, de A. Rodin.

Detalhe da Porta do Inferno, de A. Rodin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: