Discurso fácil para a oposição

abril 27, 2013

Lembro até hoje de minha professora de História da sétima série dizendo: “Não se faz revolução a favor de nada. Revolução é sempre contra”. Ela era uma professora de História típica: mais para PC do B que para PT, do tipo que usaria o broche do partido se isso não fosse contra alguma norma da escola.

Lembrei dela lendo o caderno de política do jornal. PT e aliados têm dominado com tanta força o noticiário político que talvez a oposição já possa fazer o que o PT fazia quando era oposição: pode ser contra.

Em termos de propaganda política, esse é o melhor dos mundos. A oposição não precisa se comprometer com nada, ou propor qualquer coisa (o que sempre irrita quem discorda da proposta). Eles podem simplesmente bater no que o governo está fazendo.

E isso dá voto, o PT que o diga.

Se a inflação continuar acelerando, vai ser difícil para o governo manter o poder de compra de todas as bolsas de ajuda que mantem. A inflação, quando acelera, é mais rápida que o reajuste dos salários (e benefícios). Então, sim, há esperança para a oposição.

É por isso que Eduardo Campos e Marina Silva estão dando sinais de vida. Por isso que Aécio Neves parou de se fingir de morto. Eles só precisam começar a bater.

Ah, é por isso também que o governo está tão ansioso para ocupar ainda mais espaço e (com mais de um ano de antecedência) só pensa em eleições. O curioso é que o ímpeto eleitoral está atrapalhando. O esforço para manter a popularidade alta está impedindo que o governo adote medidas mais duras no curto prazo – que ajudariam a segurar a inflação até as eleições.

O pensador político - e suas orelhas.

O pensador político – e suas orelhas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: