A propaganda vai bem, a análise vai mal

março 5, 2013

“Se o PIB é um retrato do Brasil, o mercado de trabalho é um bom retrato do brasileiro. A conclusão é que os brasileiros estão melhor que o Brasil”.

Não. A frase acima não é do general Médici. A dele é “O Brasil vai bem, mas os brasileiros vão mal”. A frase acima é do atual presidente do IPEA, Marcelo Neri.

Neri – que parece ter herdado da presidente Dilma o gosto pelos anos 70 – produziu a frase pelo mesmo motivo de Médici: para pôr panos quentes depois da divulgação de um resultado ruim. No caso de Médici, o resultado ruim eram os dados da PNAD, que deixavam claro que os brasileiros não viviam bem. No caso de Neri, a frase tenta pôr panos quentes sobre os dados do PIB, divulgados na última sexta-feira.

Se a frase do general-presidente não fazia o menor sentido, a do presidente do IPEA não é muito melhor. Se os brasileiros vão mal, o Brasil não vai bem. Se a economia quase não cresce, o crescimento dos salários e do emprego – apontado por Neri – terá muita dificuldade em se sustentar.

O problema é que os salários não têm como crescer mais que a geração de renda da economia (PIB) por muito tempo. Quando isso acontece, a parte da renda que fica com as empresas depois de pagar os salários diminui e elas começam a pensar dez vezes antes de investir (como está acontecendo agora). Com pouco investimento, a produção não cresce. Com mais salários a demanda sobre. O efeito combinado dessas duas coisas (menos oferta e mais demanda) é nossa velha conhecida: a inflação, que também vem dando sinais de alta.

Fazer slogans é divertido. “Os brasileiros estão melhor que o Brasil” parece um bom slogan. Mas o IPEA paga bem a uma grande quantidade de economistas para produzirem análise econômica, não slogans publicitários.

Análise macroeconômica no varejo. Compre aqui!

Análise macroeconômica no varejo. Compre aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: