A ilha da Dra. Dilma

janeiro 23, 2013

É consenso entre os economistas (lobistas excluídos) que a crise dos anos 80 foi efeito das políticas temerárias do governo Geisel. Geisel deixou a inflação acelerar e não quis o ônus de fazer um ajuste que desacelerasse muito o crescimento. A ordem foi aumentar os empréstimos subsidiados do BNDES e criar novas estatais.

Dilma sempre copiou o governo Geisel. Mas a ânsia de imitar o erro chegou hoje ao grotesco. Acabei de ver na TV, em rede nacional, a presidente citar uma das mais malfadadas frases do general presidente. Segundo Dilma: “O Brasil avança sem retrocesso em um mundo cheio de dificuldades”.

Quem é um pouco mais velho (ou gosta de história recente) lembra do ditador dizendo na TV que “O Brasil é uma ilha de prosperidade num mar de turbulência”.

Ela está debochando do público? Está fazendo piada com as comparações entre ela mesma e o general dos anos 70? Ou foi do marqueteiro (redator do discurso) a piada sem graça?

Porque a política econômica é a mesma – e Dilma  jura que não vai mudar, diz que vai manter a política e o ministro da Fazenda.

O problema é que os efeitos das políticas temerárias não são imediatos. A inflação não dispara em um dia: ela vai se acumulando e crescendo até que – em algum momento – as pessoas se dão conta de que fugiu do controle.

Em seu discurso, Dilma chamou todos os opositores de pessimistas e prometeu o melhor dos mundo possíveis – embora esteja correndo na direção oposta. A impressão que dá é que realmente está isolada em uma ilha de prosperidade, no meio de Brasília. Perto dela,  assessores que ganham mais de R$ 30 mil por mês lhe dizem que está tudo sob controle. E ela acredita ou, pelo menos, se nega a demitir o pior deles – por mais previsões que erre.

Tudo tranquilo, no melhor dos mundos possíveis aqui em volta.

Tudo tranquilo, no melhor dos mundos possíveis aqui em volta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: