Dilma e Mantega x Kydland, Prescot e Gustavo Franco

janeiro 18, 2013

FrancoFinn Kydland e Edward Prescot ganharam o Nobel de economia de 2004 por seus estudos sobre a consistência da política econômica ao longo do tempo. Resumindo muito, concluíram que a economia funciona melhor se o governo estabelecer regras claras e seguir essas regras. Funciona melhor do que se, a todo momento, o governo mudar as regras para colher benefícios de curto prazo.

“Regras são melhores do que políticas discricionárias” é mais ou menos o resumo das suas conclusões.

Encontrei um bom capítulo sobre a tese dos dois acadêmicos em As leis secretas da economia, novo livro do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco.

O livro, até onde eu li (estou quase no meio), é uma espécie de A arte da guerra para banqueiros centrais – e é escrito com uma dose bem medida de veneno e referências ao “saco de maldades”, que os repórteres gostavam de atribuir a Franco nos seus tempos de BC.

Ele é uma coletânea de observações sobre a economia brasileira, feitas pelo próprio Franco ou por  economistas como Pedro Malan e Mário Henrique Simonsen.

Uma das boas tiradas é o “Princípio da contraindução de Bacon”, formulado por Simonsen depois de ver vários planos econômicos heterodoxos darem errado.

Segundo o princípio, “uma experiência que dá errado várias vezes deve ser repetida até que dê certo”. Bacon, um dos  inventores do empirismo, acharia a ideia muito curiosa.

Guido Mantega e Dilma Rousseff (que agora assina como co-autora pessoal da política econômica) faltaram a aula sobre Kydland e Prescot quando estavam no mestrado. É por isso que mudam o IOF quase todo o mês, prorrogam isenções fiscais temporárias a cada três meses e intervém, a cada quatro, em uma atividade econômica diferente (petróleo, eletricidade, bancos…).

Sobre Francis Bacon, certamente leram pouco. Os heterodoxos brasileiros nunca foram muito adeptos da observação do mundo real como critério para formular e avaliar teorias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: