Um terço não vota em ninguém

outubro 8, 2012

Esqueça o entediante reducionismo da briga entre petralhas e PIG. Os resultados das eleições deste domingo mostram um movimento muito mais interessante – e que, a despeito disso ou justamente por isso, não deve passar de nota de rodapé na cobertura da grande imprensa:

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, quase um terço do eleitorado não escolheu nenhum candidato para prefeito.

Em São Paulo, dos 8.619.170 eleitores aptos a votar, 18,47% não compareceram. Dos que apareceram, 5,43% escolheram o candidato “branco” e 7,35% anularam o voto. Considerado o eleitorado total, 28,89% não marcaram nenhum candidato a prefeito. Em 2008, tinham sido 22,3%.

No Rio de Janeiro, dos 4.719.607 eleitores aptos, 20,45% não apareceram. Votos em branco foram 5,03% e nulos 8,48%. Percentual que não sufragou ninguém: 31,2% (contra 28,36% em 2008).

Em Belo Horizonte, dos 1.860.172 eleitores, 18,88% faltaram. Votos em branco foram 5,79% e nulos 9,15%. O percentual dos que não optaram por qualquer dos candidatos a prefeito foi de 31% (contra 28,9% em 2008).

É certo que, entre as abstenções, há pessoas que não atualizaram o domicílio eleitoral, que estavam viajando, ou que por qualquer outra razão acabaram impedidas de votar. Da mesma forma, parte dos votos brancos e nulos pode ser atribuída a mero erro, e não a protesto ou indiferença.

São, ainda assim, números impressionantes, principalmente considerado o crescimento em relação às eleições municipais anteriores. Nestes quatro anos, o Brasil continuou crescendo, entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, o STF finalmente pôs em julgamento o mensalão. E como o eleitorado reagiu nas eleições que são as mais próximas do seu dia a dia?

Não escolhendo.

Essa é a manchete. Ou pelo menos deveria ser.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: