A crítica do BC

julho 12, 2012

Falar mal é fácil. Provavelmente é por isso que a melhor contribuição da Escola de Chicago para a teoria econômica é uma crítica, a Crítica de Lucas.

Robert Lucas, lá pelos anos 70, resolveu dizer que, justamente quando você mais precisa deles, os modelos econométricos não funcionam.

O argumento é o seguinte: os modelos usam relações entre variáveis como renda e consumo para projetar o que vai acontecer com alguma dessas variáveis no futuro. Mas, quando acontece uma crise (uma “quebra estrutural”, como dizem alguns economistas) as relações entre as variáveis mudam e usar essas relações  para fazer projeções deixa de fazer sentido.

Em época de crise internacional ou de mudança na política econômica, as projeções ganham ares de chute.

Exemplo: a relação entre câmbio e inflação depende do tipo de política cambial do país: com câmbio fixo é uma, com câmbio flutuante é outra. Não dá para pegar uma relação calculada a partir de dados de um período de câmbio fixo e usar para projetar o que vai acontecer depois de uma mudança na política cambial.

Bom, o governo abandonou o câmbio flutuante, trocou a política monetária por política fiscal e, do lado externo, está administrando um cenário atípico.

O resultado é que os modelos de projeção começam a ficar ruins.

Mas tudo isso é para dizer que o Banco Central não tem muita certeza do que está fazendo quando reduz os juros. O modelo deles também não tem como ser muito preciso.

Em administrações anteriores, o BC era mais modesto e seguia um princípio antigo (anterior à teoria econômica) que se provou muito útil: se você não sabe o que está fazendo, faça de vagar.

Juros de 8% com inflação de 5,5%? Tudo bem, mas podiam ir cortando de 0,25% em 0,25% para ver o que acontece (e poder corrigir o rumo sem grandes estragos se der tudo errado).

Vamos ver o que vem por aí.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: