Valor, preço e expectativa

maio 17, 2012

Nos tempos de Adam Smith havia dois tipos de valor: o valor de uso e o valor de troca.

Depois veio Alfred Marshall com a idéia de equilíbrio entre oferta e demanda – e o valor de uso foi deixado de lado. Sobrou só o valor de troca, rebatizado como “preço de mercado”.

Para a maior parte dos economistas, a idéia era irresistível: a estrutura de produção determinaria a oferta, a renda e as preferências dos consumidores, a demanda. E cruzamento de oferta e demanda levaria a um preço “correto”, ao antigo valor de troca.

Mas como explicar então os preços bizarros, como os dos quadros famosos dos leilões da Christie’s?

Surgiram várias explicações: desde a escassez da oferta (só há um O grito, de Munch, embora as cópias possam ser tão inspiradoras quanto o original…) até a “maldição dos vencedores”. A maldição é a idéia de que quem vence um leilão paga mais do que o bem vale ou, pelo menos, mais do que todas as outras pessoas acham que o bem vale.

Mas daí ao preço pago por alguns quadros vão algumas dezenas de milhões difíceis de explicar.

– E aí Lombardi? Quanto vale o show?

Quanto vale um estádio reformado? Um bom médico na hora certa? Um CD dos Cranberries?

Não quanto custa. Isso eu sei. Mas qual o valor?

– Isso é subjetivo – dirão os economistas clássicos.

Mais ou menos. Sim, envolve avaliações subjetivas de um monte de gente – e leva a um preço.

E essas avaliações têm a ver com urgência para resolver problemas, com desejos e com pouca ou muita oferta de solução.

Então o valor é o preço de mercado?

Não. Porque o preço oscila bizarramente. O valor deve ser mais estável. Mas o preço dá uma primeira idéia de qual pode ser o valor.

E os quadros caros?

Expectativa. Expectativa de vendê-los ainda mais caro no futuro. Os quadros caros darão prejuizo se a crise piorar e lucro – se a economia mundial crescer mais do que todo mundo espera…

É assim com quase todos os ativos (imoveis, ações etc.). O preço oscila com as expectativas, deixando, às vezes, o valor para trás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: