Do ius barracandi

abril 22, 2012

Ao comentar a troca de acusações, na imprensa, entre seus colegas Cezar Peluso e Joaquim Barbosa, o ministro do STF Marco Aurélio declarou que a briga “não contribui para o fortalecimento das instituições”. Para ele, com a desavença escancarada, “quem perde é a Corte” e “aos olhos do jurisdicionado, isso não é bom”.

Data maxima venia, vossa excelência, é justo o contrário: faltam bate-bocas públicos, não só no Judiciário, como no Executivo, no Legislativo e até, ou principalmente, na imprensa. Em nossa democracia incompleta, em que o indivíduo tem liberdade de expressão, mas não direito à informação, com freqüência é na lavação de roupa suja que debates indispensáveis ao exercício pleno da cidadania vêm à tona.

O corporativismo, a mútua proteção, a discussão contida, se preservam “a Corte”, privam as pessoas de conhecerem os reais motivos e maquinações por trás de decisões que se impõem a todos. E, sem acesso a essas informações, a sociedade assiste cada vez mais passiva ao ritual de sempre, em que um grupo restrito resolve o que pode ou não pode, o que é certo ou errado, o que é bom ou mau.

A imprensa, essa mesma que expôs as denúncias bombásticas dos ministros, é um exemplo emblemático de como, no Brasil, os poderes se esmeram em defender os princípios democráticos, desde que protegidos da crítica externa por um pacto não-declarado de não-agressão e sigilo interno.

Não há outra explicação para o silêncio ensurdecedor em jornalões, sites, rádios e TVs sobre as relações no mínimo exóticas entre um editor de uma das maiores revistas do país – Policarpo Júnior, da Veja – e o onipresente Carlinhos Cachoeira.

O dito “quarto poder”, percebe-se por esses e outros tantos casos, gosta de fiscalizar tudo, menos a si mesmo. Deve achar, assim como Marco Aurélio, que investigar um possível desvio de um (ou mais) de seus membros “não contribui para o fortalecimento das instituições”.

Não mesmo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: