Mantega: em defesa dos juros altos

março 13, 2012

Depois de tanto reclamar dos juros altos, quem diria, o ministro da Fazenda virou seu maior defensor. Ele não vai admitir – vai jurar até a morte que quer ver os juros caírem. Mas, na prática, Guido Mantega tem se esforçado ao máximo para conter a queda, para fazer com que o BC tenha espaço para manter os juros altos.

O problema é que o Banco Central – em países do porte do Brasil – não consegue fixar os juros onde quer. Os juros aqui acabam presos a uma fórmula. Eles têm que ser mais ou menos iguais aos juros internacionais (BCE e Fed) mais um prêmio de risco por investir no Brasil, mais a expectativa de desvalorização do real.

Bom, com o “tsunami monetário” do qual a presidente reclama, o real não vai se desvalorizar no longo prazo. O que resta a Mantega é tentar aumentar o prêmio de risco do Brasil: é tornar os investimentos aqui mais arriscados para que o diferencial de juros entre o Brasil e o resto do mundo possa continuar alto. E ele tem se esforçado. Medidas surpresa, o anúncio de que mais surpresas virão, mudanças de regras: o ministro tem feito tudo para tornar o ambiente de negócios mais instável.

Mas – com poucas alternativas de investimento nos países ricos – os investidores não se assustam e continuam vindo para o Brasil. Bancos e empresas daqui continuam pedindo empréstimos a taxas baixas lá fora para aplicar aqui. Enfim, Mantega não tem assustado tanto quanto gostaria.

De qualquer forma, os economistas ortodoxos (defensores dos juros como instrumento para conter a inflação) agradecem: obrigado ministro – valeu pelo esforço. Só é pena que o governo não tenha conseguido antecipar essa perda de capacidade do BC para segurar os juros. Pena que não tenham segurando a inflação ano passado. Agora vamos ter que conviver com inflação acima da meta por um bom tempo – com a corrosão dos salários e tudo que o velho dragão traz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: