A norma (o)culta do jornalismo

outubro 9, 2011

Em maio deste ano, parte da imprensa brasileira lançou uma ofensiva contra o livro Por uma vida melhor, da professora Heloísa Ramos, que, em resumo, faria uma apologia do erro em detrimento da norma culta da língua portuguesa. Um dos aspectos mais curiosos da cobertura, à época, foi a seletividade na busca por fontes para comentar o assunto. Imortais da ABL estavam liberados; membros da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin) e da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (Alab) estavam vetados.

Era preciso, afinal, que os especialistas corroborassem a versão de “gafe” ou “postura ideológica” do MEC. E especialistas que divergissem deviam ser tratados segundo a regra einsteniana: se os fatos não se adequam à teoria, mude os fatos.

O Jornal Nacional do dia 13 de maio, por exemplo, estrilou com a chamada “MEC defende que aluno não precisa seguir algumas regras da gramática para falar de forma correta” e, para corroborar o absurdo das idéias de Heloísa Ramos, convocou uma professora da UnB, Rachel Dettoni, doutora em sociolinguística.

Aparentemente, o autor da matéria não conseguiu encontrar a tempo professores muito mais conhecidos do Instituto de Letras da UnB, como Marcos Bagno ou Stella Maris Bortoni-Ricardo, que, coincidência das coincidências, não viam nada de impróprio no livro de Heloísa Ramos (a exemplo de dezenas de colegas espalhados em universidades de todo o país).

Tudo isso para falar da minha surpresa ao ver, no Jornal Hoje deste sábado, uma matéria sobre dicionários. E ouvir, como fonte a dar a palavra de “especialista”, a professora de linguística da UnB… Stella Maris Bortoni-Ricardo.

Desta vez, sim, ela forneceu os fatos que a teoria exigia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: