Liberou geral – e ninguém fez a música sobre isso

setembro 25, 2011

Depois de piscar várias vezes no show do NX Zero (para ver quando acabava) e de ver Dinho Ouro Preto tocar Que país é esse no Rock in Rio, só me restava rever o Acústico Nirvana, na MTV. É concorrência desleal, eu sei. Mas a culpa é do rock brasileiro, incapaz de produzir uma música de protesto decente desde os anos 80.

Sim, para falar mal dos políticos – do Sarney em especial – Dinho  precisou desencavar o velho hit da Legião Urbana.

Não fizeram nada de bom depois disso?

No show do Nirvana, pelo menos, podia ouvir o Man who sold the world, do David Bowie – que funciona bem para protestar nos EUA.

Mas vamos fazer um retrospecto: nos anos 70 os compositores se arriscavam a ir em cana, mas não deixavam de protestar. Falavam em flores, gritavam pega ladrão (não fica um) e eventualmente arriscavam um “chame ladrão”, para falar mal do governo.

E hoje? Bom, depois de Que país é esse, a última tentativa bem sucedida de protesto foi do Paralamas, com os 300 picaretas do Luis Inácio. Mas faz tempo – e o sentido da musica foi distorcido pelo seu personagem. O tal Luis Inácio era da oposição e nem sonhava com o dia em que diria que “político tem que ter casco duro” que não pode ter medo de denúncias. “Desse jeito, não fica um”, completaria Bezerra da Silva.

Podiam tentar convencer o Chico Buarque a produzir alguma coisa de protesto. Mas ele faz campanha para o governo, é irmão de ministra…. Bom, deixa para lá.

O curioso é que faria sucesso. A multidão cantando Que país é esse mostra que há vontade de gritar, só não há música. A do Legião é quase balzaquiana. É como com a oposição na política: há eleitores de oposição, mas é difícil encontrar um político realmente de oposição. O Aécio quase pede desculpas para falar mal do governo, o Serra diz que faria igual ao governo, diz que baixaria os juros na marra.

Há ouvintes, só não há compositores. Vai que depois um deles precisa de financiamento via Lei Rouanet…

Em tempos de liberou geral na política, os músicos deixam passar a chance de compor alguma coisa histórica  – e nos deixam ao som de… NX Zero.

Por que não fazem mais coisas desse tipo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: