Inflexão

julho 10, 2011

Quem faz previsões erra – e sabe que erra. O cuidado é para não errar por muito. E o que analistas e futurólogos mais erram são os pontos de inflexão, os momentos em que uma tendência muda. São os estouros de bolha, as mudanças de imagem, as horas em que o público – finalmente – perde a paciência.

Essas inflexões (em muitos casos) são previsíveis. Mas, se dá para ter ideia do que vai acontecer, saber quando é bem mais difícil. Às vezes é difícil perceber até depois da virada. A bolha imobiliária brasileira, por exemplo, dá sinais de já ter estourado. Mas são sinais discretos – e há quem se recuse a vê-los.

Afinal, os compradores já começaram a adiar compras? Os preços anunciados estão deixando mais imóveis encalhados? Índices como o do Zap Imóveis são apenas para os preços dos anúncios, não para os negócios fechados (e muito menos para os que deixaram de ser fechados porque o preço pareceu irrealista).

O número de imóveis vendidos, segundo discretas notinhas de jornal, caiu. Como as construtoras estão produzindo em ritmo acelerado, parece que a demanda resolveu dar um tempo. Sim, é o estouro da bolha. Antes tarde do que nunca. Mas até os preços caírem de verdade anda demora. Quanto tempo? Difícil prever.

PS. Comecei a ler um conto (“Bruzundangas”) do Lima Barreto. Uma das coisas mais estranhas em ler Lima Barreto é a atualidade – não só do texto, mas da descrição do país. Os problemas parecem não ter mudado muito no último século. Achar inflexões em séries longas devia ser mais fácil que em séries curtas. Mas é difícil achar inflexões onde elas quase não existem…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: