Nova rainha

junho 14, 2011

Se é verdade que cada país tem os monarcas que merece, vale a pena perguntar: o que nós fizemos para merecer isso?

Ontem, enquanto visitava uma fábrica em São José dos Campos, o ministro da Ciência e tecnologia, Aloísio Mercadante, declarou que quer receber – de um antecessor no cargo – o valoroso título de Rainha da sucata:

“O governo Dilma vai aumentar a exigência de conteúdo local”, declarou o ministro. A frase quer dizer que, assim como o antigo ocupante do cargo – e antiga Rainha da lata -, Mercadante não acredita em especialização, vantagens comparativas ou no resto da teoria econômica. Para ele, importar é ruim: o Brasil tem que produzir seus computadores, celulares e tudo mais aqui – e com peças nacionais.

Já vimos o filme. Sabemos que o resultado é preço mais alto e qualidade mais baixa para o consumidor, são produtores com monopólios garantidos pelo governo e empresários muito agradecidos (e dispostos a financiar a campanha de quem os tratou tão bem, com incentivos tão fortes para produzir sua sucata).

Segundo matéria do Estadão de hoje, Mercadante usou o argumento clássico dos lobistas: ele quer “reduzir o déficit na balança do setor de eletrônicos”. O velho David Ricardo dá voltas no túmulo sempre que alguém diz isso. É como a Noruega investir mais em plantações de laranja para reduzir o déficit na balança de frutas tropicais. É melhor para eles produzir bacalhau, exportar e, com o dinheiro, comprar laranjas brasileiras.

Nenhum país tem vantagem em produzir tudo. Os economistas sabem disso há uns 200 anos, desde que David Ricardo provou a tese. Quando estimula a produção de coisas que são feitas a custo menor em outros países, além de nos fazer pagar mais, o governo diminui nossas importações. Isso valoriza o real (o que diminui nossas exportações). É política ruim, qualquer aluno do primeiro período de economia sabe disso. Aliás, esse Mercadante devia estudar um pouco de economia, só o básico, para não falar besteiras desse tipo.

"Vantagens comparativas? Não, nunca. Devo ter faltado essa aula."

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: