Noticia, opinião e lobby

março 2, 2011

Os jornais de grande circulação têm formatos parecidos: têm cadernos de política, economia, cultura, esporte… Mas lendo hoje um artigo sobre desindustrialização – escrito por um industrial paulista para o Estado de S. Paulo – me dei conta de que essa divisão não é mais suficiente. Precisamos de um novo caderno: o Caderno Lobby.

O Caderno Lobby reuniria artigos, notas e notícias viesados, insinceros e feitos para enrolar leitores apressados.

O critério de seleção seria simples: artigos de dirigentes de associações de empresas, de sindicatos ou de técnicos contratados por eles iriam direto para o Caderno Lobby, mesmo que seu tema fosse futebol.

Notícias pautadas diretamente pela direção do jornal teriam o mesmo destino. O Estadão, de tempos em tempos, publica uma sobre desindustrialização. Dois dias depois, escrevem sobre o crescimento da indústria, o aumento das exportações e sobre o recorde mais recente de vendas de automóveis no país. É preciso escolher: ou o crescimento da indústria ou a desindustrialização vai para o Caderno Lobby.

A proposta é simples e segue a mesma linha da que, há décadas, separou os artigos e editoriais das notícias. Os lobistas não vão gostar, vão fazer lobby contra, vão suspender anúncios, vão dizer que o que querem é se misturar aos colunistas sinceros.

O jornal então tem que se decidir: quer trazer notícias e facilitar a vida do leitor ou quer empurrar discursos pró-favorecimento a grupos organizados?

Os lobistas dirão que tem que haver espaço para todos. Concordo. Mas espaço bem delimitado. Notícia é notícia, opinião é opinião e defesa de interesses próprios como se fossem mais do que isso é lobby: deve estar em um espaço apropriado.

PS. Todas as declarações do atual ministro da Fazenda iriam para o Caderno Lobby. O mercado nunca levou o que ele diz a sério mesmo. Tira-lo do caderno de economia seria apenas reconhecer o que é a parte mais concreta do seu trabalho: repassar centenas de bilhões de reais do Tesouro Nacional – via BNDES – para empresas amigas.

Anúncios

2 Respostas to “Noticia, opinião e lobby”

  1. rmoraes said

    O comentario de Mantega – que saiu no Jornal Nacional de hoje – sobre investimentos não pressionarem a inflação é outro de seus atentados à teoria econômica. Investimento é demanda, só depois de anos ajuda a aumentar a oferta. E, quando se aumenta a demanda (mesmo com investimentos), os preços sobem.
    Mantega anunciou hoje a liberação de mais R$55 bi do Tesouro Nacional para as empresas amigas (com juros camaradas e em época de contenção de gastos). A medida mostra, mais uma vez, que o ministro é o lobista mais produtivo do país.

  2. rmoraes said

    Hoje anunciaram mais R$ 5 bi, para somar com os 55 bi.
    Sim, a festa nunca termina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: