O vilão de Facebook (o filme)

dezembro 23, 2010

A rede social, o filme do Facebook, lembra um pouco Tropa de elite 1. Não, o filme não é nem de longe tão bom quanto o policial de José Padilha, mas tem uma coisa em comum: psicopatas, de um modo geral, vão achar que o vilão do filme é o herói.

É bom ver isso de novo no cinema: ver filmes que podem ser vistos de mais de um ponto de vista – mesmo que, nesse caso, o segundo ponto de vista seja o de um sujeito ambicioso e sem escrúpulos, disposto a qualquer coisa para manter o ego inflado (via bolso cheio).

A pessoa mais sensata do filme é a ex-namorada do inventor do Facebook, que – toda vez que aparece em cena – diz a ele que é um cretino desgraçado.

Mas é preocupante ver o desgraçado na capa da Time como personalidade do ano. É meio como ver o capitão Nascimento na capa da Veja como herói nacional.

Também é preocupante ver que as idéias que fizeram o sucesso do Facebook são as de um cretino que espera que o público seja tão cretino quanto ele. O site tinha que ser exclusivo, com acesso só para convidados (porque as pessoas querem esse “exclusivo”), tinha que falar da vida privada de conhecidos (mostrando quem era comprometido e quem estava disponível), tinha que matar essa vontade se expor (que alguém já chamou de evasão de privacidade), enfim, tinha que ajudar estudantes universitários americanos a satisfazer seus instintos básicos.

Se o ideal de vida dos americanos for: estude muito, pise na cabeça de todo mundo que você conhece, invente alguma coisa na internet, chame atenção e fique rico, acho que a crise lá ainda vai durar – por mais que eles formem bons analistas de sistemas…

O capitão Nascimento de "A rede social".

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: