Promessas e realizações

dezembro 16, 2010

Retirada de entulho, Rua Marquês de Abrantes, Rio de Janeiro.

“Não existe despesa órfã no Brasil. Toda despesa tem pai, mãe, tios, padrinhos… É só pensar em cortar que já começa a gritaria.”

Ouvi essa frase do então ministro da Fazenda Pedro Malan. Foi em 2002, em uma palestra no BNDES, durante a comemoração dos 50 anos do banco.

Depois de mais de oito anos entre Banco Central e Fazenda, Malan sabia do que estava falando.

Agora, um ministro da fazenda conhecido por defender o aumento de gastos aparece na TV dizendo que 2011 vai ser um ano de austeridade, de corte de gastos. Esqueceram de avisar a ele que as despesas têm família?

Mas bastaria conter os gastos, não deixa-los crescer, para que o déficit anual do governo começasse a cair – já que as receitas têm crescido.

Não esperem por isso. Mesmo que Manteiga queira conter os gastos – o que vai contra seu discurso de até um mês atrás – é improvável que consiga. O seu salário (o dele) subiu 149% ontem. O Congresso teve a cara de pau de dizer que ainda não calculou o aumento de despesas projetado para o ano que vem por conta do aumento de salários na casa. A conta só sai depois que o assunto sumir das manchetes de jornal.

Foi um mal começo, que tem chances de ser seguido por um mal meio – e por um final que deixe a desejar.

O que nos resta é ficar de olho no IPCA e esperar que o novo presidente do BC faça o que é pago para fazer. Não é o melhor dos mundos, mas é melhor que o inferno inflacionário.

Anúncios

Uma resposta to “Promessas e realizações”

  1. […] conhecida dificuldade do ministro em evitar aumentos do gasto público aponta para mais inflação nos próximos meses. Também teremos mais conversa para boi dormir […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: