Imóveis – verdade insincera

dezembro 3, 2010

Até tu economist?

Os ingleses da The economist estão tentando convencer seus leitores de que o preço dos imóveis nos EUA está bastante razoável. Um bom gráfico devia mostrar como estão os preços em relação à sua média histórica. Um mal gráfico, como esse aí embaixo, só confunde, dá até a impressão de que os preços são comparáveis aos dos anos 90. Cascata! Plotaram o aumento dos preços a cada ano e não o aumento acumulado.

Se plotassem o acumulado, daria para comparar os preços de hoje com os de qualquer ponto da série. Do jeito que está, só dá para ver qual foi o aumento em cada ano.

Se os editores da revista quisessem realmente mostrar como estão as coisas, apresentariam a série acumulada e, ao lado dela, o CPI, o índice de preços ao consumidor dos EUA. Aí sim daria para ver como os imóveis subiram mais que os preços médios da economia e como, do meio de 2006 para cá, praticamente só caíram.

Se fossem sinceros, ainda diriam que – com desemprego alto e perspectiva de baixo crescimento da economia para os próximos anos – a tendência dos imóveis não vai ser de alta…

Como enrolar o público com um gráfico (sem necessariamente mentir).

O  gráfico é ainda mais maldoso porque parece crescimento acumulado: como os aumentos de preço eram maiores a cada ano, a cara do gráfico é de crescimento acumulado mas, como dizem as letrinhas cinza embaixo do título, não é isso que está lá.

A parte inclinada para baixo, mas acima de zero, indica aumento de preços – e não queda – apenas crescimento menor que os 15% ao ano do período anterior. A subida, a partir do meio de 2008, não é subida, é queda menor: ainda é variação menor que zero a cada ano.

As letrinhas cinza garantem que eles não vão ser processados por mentir mas, por favor, não me digam que essa cascata saiu assim por distração…

A matéria original – que ficou dois dias no alto da página de abertura, no site da revista – está neste link.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: