Sinais de crise

novembro 25, 2010

É sempre chato dizer, em retrospecto, que em 2007 os sinais da crise já estavam lá. Mas estavam. A foto aí embaixo é de novembro daquele ano. Ela foi tirada em Dublin, numa rua menos movimentada do centro. Para dar um ar mais dramático para a cena, deixo junto o link para a trilha sonora apropriada – So cold in Ireland, com direito a efeitos de voz fantasmagóricos de Dolores O’Riordan.

O anúncio dos últimos dias

Além da peça no cartaz, os preços de tudo assustavam e os cartazes de “aluga-se” – em janelas de prédios de escritório – já indicavam que a bolha imobiliária estava começando a murchar.

Foi em Dublin que comprei a sacolinha plástica mais cara da minha vida, para embalar as garrafas de água mineral que comprei num mercado. Não era ecologicamente correto, era fixar preços em um nível irreal.

Como a moeda lá é o euro – e agora eles vão encarar cortes de salário e demissões – vale a pena olhar para os índices de preço, para ver quanto chegam perto da deflação.

(Fui procurar nos quadros da Economist o índice de preços ao consumidor da Irlanda, mas eles não o publicam: publicam o IPCA da Suécia, o de Cinagapura, o da Bélgica, mas não o da Irlanda. Os ingleses da revista, por alguma razão, não põem na tabela os indicadores do país vizinho. Na matéria da semana passada sobre a crise irlandesa, eles também não falam de índices de preço, falam  só do prêmio de risco.)

PS. No site da Economist há a versão completa dos indicadores. E, sim, os preços cairam na Irlanda este ano, – 1,1% no acumulado de 2010. Os números estão no pé da página do site, na parte de “Dados não fornecidos na versão impressa”. Os dados de Portugal também estão na parte desprestigiada da tabela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: