As eleições e o fantasma de Von Neumann

julho 28, 2010

O primeiro turno tem mais candidatos: já me decidi. Difícil vai ser se o segundo turno for mesmo entre Serra e Dilma.

A pessoa certa para resolver o problema, infelizmente, morreu há mais de 50 anos. Sim, Jonh von Neumann, o pai da teoria dos jogos (e um dos pais do computador e da bomba atômica) teria a solução.

Se um grande jogo do copo ou outro método de fazer fantasmas falarem trouxesse de volta a voz de Von Neumann, a primeira coisa que ele diria seria provavelmente: “joguem a bomba na União Soviética!”.

Mas aí devemos dar um desconto. Ele era húngaro – e  recomendou que a bomba fosse jogada em cima do país que invadiu e que mantinha a Hungria ocupada. Von Neumann justificava a decisão dizendo que, cedo ou tarde, os russos teriam a bomba – então era melhor explodi-los antes que tivessem.

Como eu disse, ele certamente teria a solução para esse dilema horrível entre votar num candidato muito de esquerda ou numa candidata muito de esquerda.

Se Von Newman estivesse mais inteirado sobre o que aconteceu depois dos anos 50, a primeira coisa que diria seria provavelmente: “Stanley Kubrick é uma anta!”. E, contrariando meus amigos cinéfilos, eu concordo. Ele fez um Laranja mecânica datado, uma Lolita muito mais velha que a do livro e, pior, tentou avacalhar o inventor da teoria dos jogos – com o caricato Doutor Fantástico.

(De olhos bem fechados também merece o rótulo de overrated).

Mas se Von Neumann fosse falar de eleições, nos diria que o melhor a fazer em nosso caso é minimizar as chances do pior resultado, ou seja, é ver quem pode causar o maior estrago e votar no outro.

Eu sei, isso não resolve o problema – mas já me diz o que procurar (o potencial para a lambança) no discurso desses candidatos .

Alfred, o primo pop de John.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: