Câmbio: batendo na mesma tecla (errada)

junho 27, 2010

Os americanos estão há tanto tempo insistindo em que a China deve desvalorizar sua moeda que o governo chinês resolveu – só para eles pararem de perturbar – dizer que sim, que vai desvalorizar.  Mas que ninguém espere grandes desvalorizações. Afinal o problema, na China, não é de câmbio, é de consumo. Mudar o câmbio sem aumentar o consumo só vai desacelerar o crescimento do país – o que prejudica quem pega carona nesse crescimento – como os exportadores brasileiros.

O Banco Central chinês sabe disso, sabe que o problema é consumo e, o mais curioso: os americanos também parecem saber. O melhor texto que já li sobre isso é de um acadêmico de lá, Barry Eichengreen – que já citei aqui no blog. Abaixo, um trecho do artigo dele publicado hoje no Estadão. O link no fim do texto é para a página do jornal em que o artigo completo saiu (o artigo está no pé da página).

“(…) [Na China] As empresas estatais são extremamente lucrativas e não sofrem grandes pressões para pagar dividendos. O subdesenvolvimento dos mercados financeiros impede que as pessoas tomem dinheiro emprestado para educação e assistência médica e faz com que as famílias reservem grande parte de sua renda para a poupança. Os baixos salários pagos pelas indústrias limitam o poder aquisitivo dos trabalhadores.

Na ausência de soluções para esses problemas, os gastos das famílias continuam baixos. As empresas precisam exportar grande parte de sua produção e a baixa cotação do yuan faz com que isto seja possível.

Se a China valorizasse consideravelmente sua moeda sem solucionar estes outros problemas, a demanda por seus produtos cairia. O país experimentaria um declínio significativo do seu crescimento, ou pior. Atualmente, a China é um dos poucos países que crescem no mundo, e isso afetaria exportadores de commodities como o Brasil.(…)”

Texto completo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: