Delírio monetário ou delírio fiscal?

maio 25, 2010

A frase acima é o resumo de como boa parte dos economistas vê a decisão entre votar em Serra ou em Dilma. Serra já disse com todas as letras que não vai respeitar a autonomia do Banco Central (e nem sonha em lhe dar independência formal). Para os economistas isso quer dizer juros baixados na marra e caos monetário (inflação).

Dilma definiu sua posição sobre o controle de gastos públicos há muito tempo. Ela puxou o tapete de uma tentativa do então ministro da fazenda Anônio Palocci e do ministro do planejamento, Paulo Bernardo, que queriam criar limites formais para o crescimento da despesa pública. Foi Dilma quem impediu que a proposta fosse adiante.

Na dúvida sobre qual dos delírios é menos pior, eu, que sou assalariado, fico com o caos fiscal (que não corrói meu salário tão rápido quanto o caos monetário). Amigos que trabalham com autônomos ou no setor financeiro (e se defendem melhor da inflação) já me disseram que o caos monetário pode ser menos pior para eles.

Mas o pior mesmo é que – embora essa seja provavelmente a maior diferença entre os dois candidatos, o debate político vai passar longe disso. Na maior parte do tempo, Dilma e Serra estarão na TV sorrindo e discutindo abobrinhas – e não política econômica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: