Certificado de qualidade Lula

março 7, 2010

Os mais de 70% de aprovação popular transformaram Lula no melhor cabo eleitoral do país, em alguém capaz de, como diz o chavão, eleger um poste como sucessor.

A economia passou bem pela crise e Lula passou pelo governo sem bater de frente com quase ninguém – o que, de algum jeito, o transformou em uma espécie de avalista político para candidatos a qualquer coisa nas próximas eleições.

Precisei ler o texto que Mario Vargas Llosa publicou hoje no El país para me dar conta do quanto isso não é um coisa obvia, do quanto simplesmente não é verdade.

Lula não é avalista para ninguém e fará mal que o aceitar como fiador até em aluguel de apartamento. Afinal de contas, você votaria em alguém só porque é “avalizado” por um homem que apoiou – publicamente – a reeleição de Hugo Chaves na Venezuela,  que defende as políticas peculiares de Evo Morales na Bolívia, que dá tapinhas nas costas dos ditadores de Cuba enquanto eles explicam por que presos políticos morrem de fome em suas prisões?

Para pasmo do público, Lula chegou a criticar o morto, um pedreiro cubano preso em 2003 por desacato e jogado nos porões da ditadura. Segundo Lula, é uma pena que ele tenha  “se deixado morrer dessa forma”, em uma greve de fome.

É esse o avalista de Dilma Russef?

Porque se for só com isso o que ela conta para se eleger, vai ter que fazer uma campanha incrivelmente civilizada, assinando umas seis ou sete Cartas ao povo brasileiro no caminho. Só a palavra de Lula não prova que ela tenha qualquer apreço pelas regras do jogo de uma democracia.

Infelizmente, política externa não tira voto de ninguém e as aberrações diplomáticas de Lula não diminuirão sua aprovação entre os eleitores. Não adianta dizer que sua política é simplesmente pragmática. Não há pragmatismo nenhum em se deixar usar por ditaduras de quinta categoria.

O sorriso nas fotos ao lado de Fidel, durante sua visita a Cuba, é de uma sinceridade assustadora: Lula realmente gosta, aprova e se diverte com o ditador.  Para sorte dele, a ditadura daqui o tratou melhor do que a de lá trata seus oposicionistas.

Lula: aprovação sincera à longa ditadura dos Castro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: