Paranóia americana

dezembro 31, 2009

A polícia de Nova York fechou ontem o Times Square – um dos pedaços mais movimentados do centro da cidade. A justificativa foi uma van branca, sem placa, estacionada na rua. Os paranóicos de plantão acharam que ela podia ter uma bomba.

Quando estive em Nova York, fui expulso de um dos pontos turísticos (eu, todos os turistas e até os funcionários) por um bando de policiais armados com fuzis. Os policiais chegaram à Ellis Island – que fica ao lado da Estátua da Liberdade – e informaram que a ilha ia ser evacuada. Não disseram por que ou pra quê.

Não sei se o plano era só criar paranóia e medo mas, provavelmente, isso foi tudo que conseguiram. Criaram um pouco de irritação também. A senhora atrás de mim, na fila de volta para o barco, estava furiosa (para dizer o mínimo).

A van branca no Times Square era de um comerciante local: em vez de bombas, tinha roupas. Em Ellis Island, até hoje não sei o que houve. No máximo uma simulação de rotina para estragar o passeio de alguns turistas.

Mandar a polícia evacuar o Museu da Imigração – a grande atração da ilha – é mesmo uma coisa meio caricata.

E, pelo jeito, evacuar pontos turísticos já deve ser uma coisa comum. Até onde eu vi, não saiu  nada sobre Ellis Island nos jornais do dia seguinte.

Posto de recrutamento das forças armadas americanas no Times Square: "To bomb and to fear being bombed" - novembro de 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: