Risos e abraços

dezembro 20, 2008

"Bear market", ou, mercado em queda

Big polar bear market

O ar festivo do encontro de presidentes desta semana – na Bahia – pode parecer um pouco irônico daqui a alguns meses. E, se não parecer, vai derrubar a tese de que o que mantêm ou derruba governos é muito mais o ciclo econômico do que as decisões que esses governos tomam.

Os governos podem ajudar, ou atrapalhar, mas o petróleo a US$ 147 (ou US$ 35,  como esta semana) pesa mais do que qualquer discurso populista em países que dependem muito da exportação do dito.

Os risos e abraços de Hugo Chaves, Evo Morales e Rafael Correa talvez tenham mais a ver com o passado que com o futuro próximo. Eles não só contavam com um petróleo mais caro, como criaram – em seus países – expectativas que não conseguirão atender quando a receita do governo cair.

E vão ter de administrar a insatisfação popular em uma hora em que não há crédito externo para pedir emprestado.

Curioso que o governo linha dura de George W. Bush tenha – sem querer – bancado a ascensão de figuras como Morales e Correa – e que sua derrocada, de algum jeito, possa levá-los junto.

O estímulo exagerado ao consumo nos EUA veio com as compras de petróleo caro de Chaves, Morales e Correa. Com dinheiro na mão, eles fizeram os maiores disparates ecônomicos – certos de que poderiam contar com mais no ano que vem.

Para quem defende políticas econômicas responsáveis, existe uma satisfação secreta – e até meio vil – em ver os delírios econômicos terminando em naufrágio.  Em vez de se defender do ciclo econômico, os três presidentes tostaram os recursos na fase boa. Agora, vão ficar com o pires na mão – e saudades do tempo do riso fácil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: