Saudades do dragão

fevereiro 26, 2008

dsc03004.jpg

Eles andavam quietos, a ponto de muita gente achar que estavam extintos. Mas agora estão de volta, cuspindo fogo e assustando os consumidores. Sim, os velhos dragões da inflação estão acordando. Na China, o governo ficou anos enxugando dólares. Eles entravam no país, o governo os comprava e emitia yuans. Os yuans eram, em parte, recomprados pelo governo, que vendia títulos da dívida. E, em parte, os yuans ficavam lá alimentando o consumo – chamando o dragão. O consumo cresceu e os preços agora estão crescendo junto.

Nos Estados Unidos, o governo está distribuindo dinheiro para a classe média – que fica muito feliz – e o BC baixa a taxa de juros de um jeito que deixa os heterodoxos brasileiros morrendo de inveja. Ao mesmo tempo, o dólar perde valor, o que deixa todos os importados mais caros para o consumidor gringo.

Uma parte dos importados já ia ficar mais cara de qualquer jeito. A Vale já está fazendo reajustes de mais de 60% nos seus preços. O petróleo já andou ciscando acima dos US$ 100 por barril. Até os alimentos estão subindo de preço.

No Brasil, um grupo de saudosistas – que sempre cultuou a besta-fera – continua fazendo seus rituais de evocação do dragão. O mais ostensivo passo dessa espécie de dança da chuva para dragões foi dado há alguns meses pelo ministro da fazenda (sim , ele é um dos adoradores do dragão), que fincou o pé e pôs a meta de inflação em 4,5% (quando a criatura já estava em torno dos 4%).

As despesas públicas crescentes também são chamariz de dragão. Uma grande leva de recém nomeados para o Ipea sabe disso – e comemora. Eles acham que o dragão não faz mal a ninguém, que um pouquinho de dragão é até saudável.

Agora é esperar para ver o que vem por aí.

O papel de São Jorge está reservado para os bancos centrais, que costumam ser vaiados quando fincam a espada no bicho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: