Remédios para a crise

fevereiro 6, 2008

Esfinge de BernankeOs parágrafos entre aspas abaixo são de Kenneth Rogoff, ex-economista chefe do FMI. Para ele, as políticas do FED (o BC gringo) e do governo dos EUA para lidar com a ameaça de recessão são muito diferentes das boas recomendações que o FMI fazia a outros países em crise. A política tradicional, como lembra Rogoff, seria identificar os bancos estão mal das pernas e deixar os ditos sofrerem as consequências das próprias escolhas, em vez de pôr panos quentes e baixar juros interbancários. Esse negócio de devolver dinheiro do imposto de renda também só piora as coisas, adia a solução do problema. 

Os economistas mais ortodoxos acham que a crise é um ajuste natural, uma correção do consumo e do crédito – que estavam em níveis  acima das possibilidades dos americanos. Não há como não frear o consumo em alguma medida. E o pacote fiscal tenta adiar a freada – ou empurra uma parte dos seus custos para depois das eleições.

“Reconhecidamente, o painel do FMI teria de enxergar além da atual hipocrisia americana. O Tesouro dos EUA encorajou a Ásia a endurecer a política fiscal durante a crise dos anos 90. Hoje, contudo, o Congresso e o presidente dos EUA desdobram-se para adotar um enorme e mal-aconselhado pacote de estímulo fiscal, cujo principal efeito será impedir o próximo presidente de eliminar o déficit orçamentário.

Os americanos disseram com firmeza ao Japão que a única maneira de sanear sua economia era expurgar os bancos insolventes e regenerar o sistema financeiro por meio da “destruição criativa” schumpeteriana.

Hoje, as autoridades dos EUA parecem dispostas a considerar qualquer medida, não importando seu poder inflacionário,para garantir que nenhum de seus grandes bancos e casas de investimento vá à falência.”

O artigo completo está no Estadão de hoje.

A imagem abaixo é uma reprodução do receituário heterodoxo (usado no Brasil nos anos 80) para lidar com crises econômicas.

Receituário heterodoxo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: